Este website utiliza cookies de acordo com a política em vigor. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.
Aceitar
VOLTAR
PEGO
LOCALIZAÇÃO

A Central Térmica do Pego localiza-se a cerca de 150 km de Lisboa, na margem esquerda do Rio Tejo, nas freguesias do Pego e Concavada, a cerca de 8 km de Abrantes.
 

MORADA: Estrada Nacional 118, km 142.1 Pego - Apartado 12, 2205-380 Pego - PORTUGAL
 

COORDENADAS: 39.465869; -8.111611

INFORMAÇÃO
TÉCNICA

EXPLORAÇÃO COMERCIAL: 1995
 

POTÊNCIA INSTALADA: 628 MW
 

NÚMERO DE GRUPOS: 2 (314 MW/grupo)
 

COMBUSTÍVEL: Carvão


A Central Térmica do Pego é a central a carvão mais moderna em operação na Península Ibérica. Possui dois grupos, cada um equipado com um gerador de vapor, um grupo turbina-alternador e um transformador principal. O seu equipamento principal são as caldeiras, os moinhos de carvão, as turbinas, os alternadores e o sistema principal de comando. A sua plena exploração comercial deu-se em Outubro de 1995.

Os grupos 1 e 2 da central são idênticos, cada um com a sua própria infraestrutura de apoio - torre de arrefecimento, sistema de alimentação de água e de exaustão. Os dois grupos partilham a extração de água do rio e estação de tratamento, o sistema de transporte de carvão, alguns outros serviços gerais comuns e a chaminé.

Um investimento muito importante e significativo foi realizado no âmbito da Diretiva relativa à limitação das emissões para a atmosfera de certos poluentes provenientes de grandes instalações de combustão (Diretiva 2001/80/CE) para minimizar o impacto no que diz respeito às emissões de poluentes atmosféricos pela Central Térmica do Pego. Assim, em 2009, as unidades foram equipadas com um sistema de dessulfurização e um sistema de desnitrificação (redução catalítica seletiva - SCR) – este último, foi o primeiro a ser instalado em Portugal. No que concerne a redução de partículas, foi realizada uma modificação ao sistema de controlo dos precipitadores eletrostáticos, através da instalação de sistemas de retificadores integrados (SIR).

A Pegop é responsável pela operação e manutenção da Central Térmica do Pego.

A CarboPego é responsável pelo fornecimento de carvão: compra do combustível no mercado internacional e entrega na central.

CONTACTOS