A TRUSTENERGY

ENERGIA 
PARA O FUTURO

A energia é o motor da nossa sociedade. Num futuro próximo, a eletrificação do sector da energia será uma realidade, com vista a assegurar o uso eficiente e de baixo carbono.

A TrustEnergy é um grupo empresarial com uma forte presença no sector da energia em Portugal.
 

Baseia a sua atividade na produção de eletricidade através da exploração de um portfólio diversificado de fontes de energia renovável, gás natural e carvão. Possui ativos com fiabilidade e desempenho comprovados.

Tem como objetivo produzir eletricidade de forma segura e eficiente, com o devido respeito pelo ambiente e a um preço competitivo.
 

Para isso, gere um conjunto diversificado de ativos que combina os benefícios das energias renováveis com a competitividade do carvão e a flexibilidade e eficiência do gás natural.
 

Com uma capacidade instalada total de cerca de 3 000 MW, a TrustEnergy é o segundo maior player no sector elétrico nacional e o quarto no segmento eólico.

O NOSSO COMPROMISSO

RESPONSABILIDADE 
AMBIENTAL

Aceitamos o desafio de enfrentar as atuais necessidades crescentes de energia com a responsabilidade ambiental.

Na TrustEnergy existe uma cultura de excelência, devido à dedicação, empenho, consciência, envolvimento e motivação de todos os seus colaboradores.
 

Aceitamos o desafio de enfrentar as atuais necessidades crescentes de energia com a responsabilidade ambiental, garantindo a satisfação da procura de eletricidade, de uma forma segura, promovendo o consumo eficaz dos recursos e o combate às alterações climáticas.
 

Trabalhamos para produzir eletricidade com fiabilidade, com vista a limitar a emissão de gases de efeito estufa e a garantir a segurança do abastecimento. A gestão de um conjunto diversificado de ativos e o investimento em equipamentos de elevada eficiência, tanto para geração de eletricidade, quer para o tratamento de efluentes gasosos, permite a limitação da emissão de gases de efeito estufa e seus impactos.
 

A nossa atividade é orientada pelo estrito cumprimento da regulamentação do sector em Portugal e na União Europeia. A este posicionamento, adicionamos a preocupação de cumprir com os mais elevados standards de segurança e de ambiente, através da certificação dos sistemas de gestão dos nossos ativos.

OS NOSSOS VALORES

DETERMINAÇÃO

Para atingir os objetivos a que nos propomos e para encontrar soluções para os desafios inerentes à nossa atividade.

COMPROMISSO

Com a realização de uma gestão rigorosa e integrada dos diferentes ativos, através de políticas comuns, investindo na melhoria contínua dos seus processos na perspetiva de uma gestão eficiente e eficaz.

CONFIANÇA

Devido à experiência em Portugal, conduzida por uma cultura de excelência com base no cumprimento da regulamentação do sector e no constante diálogo com os stakeholders do sector, e particularmente com a comunidade, apoiando o desenvolvimento regional.

RESPEITO

Pelo equilíbrio entre os três principais pilares do desenvolvimento sustentável - a proteção do ambiente, a competitividade económica e o bem-estar social - através do cumprimento dos mais elevados padrões de higiene e segurança, bem como ambientais, através da certificação dos sistemas de gestão dos seus ativos e de uma ação corporativa justa e correta.

ESTRUTURA ACIONISTA

A TrustEnergy é uma joint-venture (50%/50%) entre a ENGIE e a Marubeni.
A TrustEnergy combina um portfólio de ativos com uma estrutura complexa.
EMPRESAS DO PROJETO

OS ACIONISTAS

Saiba mais em
http://www.engie.com/
ENGIE

A ENGIE é um grupo empresarial francês, player mundial no sector da energia e um operador especializado em três grandes áreas:
 

  • Eletricidade

  • Gás Natural

  • Serviços Energéticos


A ENGIE é o maior produtor independente de energia do mundo, atuando em cerca de 70 países nos 5 continentes, com mais de 140.000 funcionários. O conceito de crescimento responsável está no centro das suas atividades, com vista a dar resposta aos atuais maiores desafios em termos de energia e ambiente: satisfazer a procura de energia, garantindo a segurança do abastecimento, considerando o necessário combate às alterações climáticas e a utilização otimizada dos recursos.

 

Em Portugal, as atividades da ENGIE estão focadas principalmente na produção de energia, com uma participação de 50% da TrustEnergy. Contudo, atua também noutras áreas associadas aos serviços energéticos, através da Cofely e da Climaespaço, e ao ambiente, através da SUEZ.

Saiba mais em
http://www.marubeni.com
MARUBENI

Fundada em 1858, a Marubeni é uma empresa japonesa que iniciou a sua atividade na área do comércio. Após diversas alterações, a atual Marubeni desenvolve atividade em nove segmentos distintos, com presença em áreas como a energia, transportes, infraestruturas, têxtil, navegação e alimentação, em 64 países, empregando mais de 4.000 pessoas.
 

Com o mote "Fairness, Innovation and Harmony", a Marubeni visa contribuir para o desenvolvimento social e económico e para a salvaguarda do ambiente através da realização de atividades sociais justas e corretas.
 

Em Portugal, a Marubeni atua, essencialmente, na produção de eletricidade, contando com uma participação de 50% da TrustEnergy. Está também presente na gestão de sistemas de distribuição de água e de drenagem de águas residuais, possuindo ainda uma participação de 50% da AGS (Águas de Cascais, Águas do Sado, Águas da Figueira, entre outras). Ainda, juntamente com a Toho Gas, a Marubeni adquiriu, em 2016, uma participação de 22,5% na Galp Gás Natural Distribuição.

AS SUBSIDIÁRIAS

A TRUSTWIND

A TrustWind é a empresa responsável pela gestão dos ativos eólicos da TrustEnergy.
 

Anteriormente conhecida como Lusovento Holding, foi criada em Junho de 2013, após a formalização da Joint-Venture entre a ENGIE e a Marubeni. Recentemente, mudou a sua designação social para TrustWind.
 

A experiência da empresa em Portugal remonta a 2009, quando a ENGIE, após o investimento no sector de energia eólica em Portugal, em 2005 e 2007, através da aquisição de quatro parques eólicos, passou a administrar e a gerir diretamente estes ativos através da uma sucursal em território nacional.

Atualmente, a TrustWind gere um conjunto de doze parques eólicos, dispersos de norte a sul do País, totalizando 489 MW: Terra Fria, no distrito de Vila Real; Carreço-Outeiro II, no distrito de Viana do Castelo; Terras Altas de Fafe, no distrito de Braga; Mourisca e Nave, no distrito de Viseu; Serra do Ralo, Prados, Mosqueiros II e Vale de Estrela, no distrito de Guarda; Bravo e Mougueiras, no distrito de Castelo Branco; e Baixo Alentejo/Mértola, no distrito de Beja.



ATIVIDADES E POLÍTICAS

A TrustWind atua em conformidade com os mais elevados padrões no que diz respeito à saúde, segurança e ambiente, possuindo os seus sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho e de gestão ambiental certificados pelas normas internacionais: OHSAS 18001:2007 e ISO 14001:2004.

A proteção ambiental é uma preocupação constante nas atividades da TrustWind. Para além do cumprimento estrito da regulação vigente, a TrustWind promove ainda atividades com a comunidade local, fortalecendo os laços com o meio que a envolve. É através das atividades que organizamos que conciliamos a educação da comunidade que nos rodeia, promovendo passeios e visitas de estudo aos nossos parques, partilhando o nosso conhecimento em relação a questões ambientais, ensinando a nossa política de respeito máximo pelos ecossistemas que nos circundam.

CERTIFICAÇÕES

A TURBOGÁS

A Turbogás foi criada em Novembro de 1994 com o objetivo de desenvolver a central de ciclo combinado a gás natural da Tapada do Outeiro.

 

A construção da Tapada do Outeiro desempenhou um papel fundamental na introdução do gás natural em Portugal. Aquando da sua plena exploração comercial, esta central consumia 70% do gás natural importado para o País, viabilizando a sustentabilidade económica do gasoduto.
 

O projeto foi adquirido em Novembro de 2004 pela International Power. Devido à sua fusão com a ENGIE, a Turbogás passou a ser detida na totalidade pela TrustEnergy.


ATIVIDADES E POLÍTICAS

A Turbogás é responsável pela gestão do contrato de compra de gás natural com a Transgás, do Contrato de Aquisição de Energia com a REN (off-taker) e do Contrato de Operação e Manutenção com a Portugen.
 

Tal como na TrustEnergy, a segurança, o ambiente e a relação com a comunidade são questões centrais para a Turbogás.
 

Acreditamos que, no que diz respeito às questões ambientais, é essencial ter em conta as obrigações legais como parte integrante dos nossos valores. Estamos conscientes da interação entre a atividade desenvolvida e o ambiente, bem como a importância da preservação do mesmo.
 

Aplicamos os mais elevados padrões de segurança para garantir que o ambiente de trabalho na Tapada do Outeiro apresenta o nível mínimo de riscos para a saúde e segurança dos funcionários, visitantes e público em geral.
 

Para a Turbogás, participar nas atividades da população local é algo muito importante. Temos a intenção de seguir uma política de "boa vizinhança" com os Municípios, Juntas de Freguesia, escolas e corporações de bombeiros. Orgulhamo-nos de contribuir para atividades cívicas e educativas.
 

As atividades ambientais e de segurança são devidamente certificadas pelas normas internacionais.
 

CERTIFICAÇÕES
PUBLICAÇÕES
Informação a comunicar ao público
Informação a comunicar ao público
ACTIVOS
GÁS NATURAL
TAPADA DO OUTEIRO CONTACTOS

A TEJO ENERGIA

A Tejo Energia é uma joint-venture entre a TrustEnergy, com uma participação de 56,25%, e a Endesa Generación com 43,75%.
 

A EDP iniciou a construção das unidades 1 e 2 da central térmica do Pego em 1987. Em 1990, como parte de uma iniciativa do Governo para reestruturar a EDP e incentivar o investimento do sector privado no sector da eletricidade, as referidas unidades foram sinalizadas para venda num concurso público internacional.
 

A Tejo Energia foi assim criada como proprietária da Central Térmica do Pego. Posteriormente, outras duas empresas foram incorporadas no projeto: a Pegop e a CarboPego, para a operação e manutenção da central e para o fornecimento de combustível, respetivamente.

 

ATIVIDADES E POLÍTICAS

A Tejo Energia é responsável pela gestão do Contrato de Aquisição de Energia com a REN (off-taker), o Contrato de Operação e Manutenção com a Pegop e do Contrato de Compra de Carvão com a CarboPego, bem como outros contratos relacionados com o projeto, assim como a gestão da relação com as instituições bancárias envolvidas, planeamento estratégico e relação com os acionistas.
 

A Central Térmica do Pego tem os seus sistemas de gestão ambiental e de segurança e saúde no trabalho certificados - ISO 14001:2004 (foi a primeira unidade industrial em Portugal a obter esta certificação) e OHSAS 18001:2007, respetivamente, através da Pegop. Estes sistemas fazem parte do compromisso de proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável aos trabalhadores, garantindo que todas as operações são realizadas de acordo com os mais elevados padrões de proteção ambiental e segurança para a comunidade vizinha.
 

CERTIFICAÇÕES
ACTIVOS
CARVÃO
PEGO CONTACTOS

Saiba mais sobre a Tejo Energia em

www.tejoenergia.com

A ELECGÁS

A ElecGás é a empresa detentora da Central de Ciclo Combinado do Pego, constituída para deter, construir e operar este ativo, localizado em Abrantes.
 

É uma joint-venture entre a Endesa Generación e a TrustEnergy, cada uma com uma quota de 50%.
 

A central foi construída por um consórcio liderado pela Siemens, no âmbito de um contrato turnkey EPC (Engineering, Procurement and Construction).
 

O projeto inclui o desenho, construção, comissionamento, operação e gestão de uma central de ciclo combinado a gás natural no Pego. A sua área está totalmente contida na Central Térmica do Pego, compartilhando alguns dos seus serviços auxiliares, tais como acessos e segurança, central de combate a incêndios, equipamento de monitorização ambiental, caldeira auxiliar, água industrial, desmineralização e tratamento de efluentes, entre outros.
 

O gás natural é fornecido pela Endesa e a totalidade da eletricidade gerada é vendida também à Endesa, no âmbito de um contrato de Tolling com a duração de 25 anos.

ATIVIDADES E POLÍTICAS

A ElecGás é responsável pelo contrato de Tolling com a Endesa Generación, bem como pelo contrato de Operação e Manutenção com a Pegop, entre outros relacionados com o projeto, bem como a gestão da relação com instituições bancárias, planeamento e relação com acionistas.
 

A central de ciclo combinado do Pego tem os seus sistemas de gestão ambiental e de segurança e saúde no trabalho certificados, através da Pegop - ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, respetivamente. Estes sistemas fazem parte do compromisso de proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável aos trabalhadores, garantindo que todas as operações são realizadas de acordo com os mais elevados padrões de proteção ambiental e segurança para a comunidade vizinha.

CERTIFICAÇÕES
ACTIVOS
GÁS NATURAL
PEGO CCGT CONTACTOS

Saiba mais sobre a ElecGás em

www.elecgas.pt