ENERGIA
PARA O FUTURO
A TrustEnergy é um grupo empresarial com uma forte presença no sector da energia em Portugal.
Baseia a sua atividade na produção de eletricidade através da exploração de um portfólio diversificado de fontes de energia renovável e gás natural. Possui ativos com fiabilidade e desempenho comprovados.
Tem como objetivo produzir eletricidade de forma segura e eficiente, com o devido respeito pelo ambiente e a um preço competitivo.
Para isso, gere um conjunto diversificado de ativos que combina os benefícios das energias renováveis e a flexibilidade e eficiência do gás natural.
Com uma capacidade instalada total de cerca de 2 310 MW, a TrustEnergy é o segundo maior player no sector elétrico nacional e o quarto no segmento eólico.
RESPONSABILIDADE
AMBIENTAL
Na TrustEnergy existe uma cultura de excelência, devido à dedicação, empenho, consciência, envolvimento e motivação de todos os seus colaboradores.
Aceitamos o desafio de enfrentar as atuais necessidades crescentes de energia com a responsabilidade ambiental, garantindo a satisfação da procura de eletricidade, de uma forma segura, promovendo o consumo eficaz dos recursos e o combate às alterações climáticas.
Trabalhamos para produzir eletricidade com fiabilidade, com vista a limitar a emissão de gases de efeito estufa e a garantir a segurança do abastecimento. A gestão de um conjunto diversificado de ativos e o investimento em equipamentos de elevada eficiência, tanto para geração de eletricidade, quer para o tratamento de efluentes gasosos, permite a limitação da emissão de gases de efeito estufa e seus impactos.
A nossa atividade é orientada pelo estrito cumprimento da regulamentação do sector em Portugal e na União Europeia. A este posicionamento, adicionamos a preocupação de cumprir com os mais elevados standards de segurança e de ambiente, através da certificação dos sistemas de gestão dos nossos ativos.
Para atingir os objetivos a que nos propomos e para encontrar soluções para os desafios inerentes à nossa atividade.
Com a realização de uma gestão rigorosa e integrada dos diferentes ativos, através de políticas comuns, investindo na melhoria contínua dos seus processos na perspetiva de uma gestão eficiente e eficaz.
Devido à experiência em Portugal, conduzida por uma cultura de excelência com base no cumprimento da regulamentação do sector e no constante diálogo com os stakeholders do sector, e particularmente com a comunidade, apoiando o desenvolvimento regional.
Pelo equilíbrio entre os três principais pilares do desenvolvimento sustentável - a proteção do ambiente, a competitividade económica e o bem-estar social - através do cumprimento dos mais elevados padrões de higiene e segurança, bem como ambientais, através da certificação dos sistemas de gestão dos seus ativos e de uma ação corporativa justa e correta.
A TURBOGÁS
A Turbogás foi criada em Novembro de 1994 com o objetivo de desenvolver a central de ciclo combinado a gás natural da Tapada do Outeiro.
A construção da Tapada do Outeiro desempenhou um papel fundamental na introdução do gás natural em Portugal. Aquando da sua plena exploração comercial, esta central consumia 70% do gás natural importado para o País, viabilizando a sustentabilidade económica do gasoduto.
O projeto foi adquirido em Novembro de 2004 pela International Power. Devido à sua fusão com a ENGIE, a Turbogás passou a ser detida na totalidade pela TrustEnergy.
ATIVIDADES E POLÍTICAS
A Turbogás é responsável pela gestão do contrato de compra de gás natural com a Transgás, do Contrato de Aquisição de Energia com a REN (off-taker) e do Contrato de Operação e Manutenção com a Portugen.
Tal como na TrustEnergy, a segurança, o ambiente e a relação com a comunidade são questões centrais para a Turbogás.
Acreditamos que, no que diz respeito às questões ambientais, é essencial ter em conta as obrigações legais como parte integrante dos nossos valores. Estamos conscientes da interação entre a atividade desenvolvida e o ambiente, bem como a importância da preservação do mesmo.
Aplicamos os mais elevados padrões de segurança para garantir que o ambiente de trabalho na Tapada do Outeiro apresenta o nível mínimo de riscos para a saúde e segurança dos funcionários, visitantes e público em geral.
Para a Turbogás, participar nas atividades da população local é algo muito importante. Temos a intenção de seguir uma política de "boa vizinhança" com os Municípios, Juntas de Freguesia, escolas e corporações de bombeiros. Orgulhamo-nos de contribuir para atividades cívicas e educativas.
As atividades ambientais e de segurança são devidamente certificadas pelas normas internacionais.
A TRUSTWIND
A TrustWind é a empresa responsável pela gestão dos ativos eólicos da TrustEnergy.
Anteriormente conhecida como Lusovento Holding, foi criada em Junho de 2013, após a formalização da Joint-Venture entre a ENGIE e a Marubeni. Recentemente, mudou a sua designação social para TrustWind.
A experiência da empresa em Portugal remonta a 2009, quando a ENGIE, após o investimento no sector de energia eólica em Portugal, em 2005 e 2007, através da aquisição de quatro parques eólicos, passou a administrar e a gerir diretamente estes ativos através da uma sucursal em território nacional.
Atualmente, a TrustWind gere um conjunto de doze parques eólicos, dispersos de norte a sul do País, totalizando 489 MW: Terra Fria, no distrito de Vila Real; Carreço-Outeiro II, no distrito de Viana do Castelo; Terras Altas de Fafe, no distrito de Braga; Mourisca e Nave, no distrito de Viseu; Serra do Ralo, Prados, Mosqueiros II e Vale de Estrela, no distrito de Guarda; Bravo e Mougueiras, no distrito de Castelo Branco; e Baixo Alentejo/Mértola, no distrito de Beja.
ATIVIDADES E POLÍTICAS
A TrustWind atua em conformidade com os mais elevados padrões no que diz respeito à saúde, segurança e ambiente, possuindo os seus sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho e de gestão ambiental certificados pelas normas internacionais: ISO 45001 e ISO 14001.
A proteção ambiental é uma preocupação constante nas atividades da TrustWind. Para além do cumprimento estrito da regulação vigente, a TrustWind promove ainda atividades com a comunidade local, fortalecendo os laços com o meio que a envolve. É através das atividades que organizamos que conciliamos a educação da comunidade que nos rodeia, promovendo passeios e visitas de estudo aos nossos parques, partilhando o nosso conhecimento em relação a questões ambientais, ensinando a nossa política de respeito máximo pelos ecossistemas que nos circundam.
A TEJO ENERGIA
A Tejo Energia é uma joint-venture entre a TrustEnergy, com uma participação de 56,25%, e a Endesa Generación com 43,75%.
A EDP iniciou a construção das unidades 1 e 2 da central térmica do Pego em 1987. Em 1990, como parte de uma iniciativa do Governo para reestruturar a EDP e incentivar o investimento do sector privado no sector da eletricidade, as referidas unidades foram sinalizadas para venda num concurso público internacional.
A Tejo Energia foi assim criada como proprietária da Central Térmica do Pego. Posteriormente, outras duas empresas foram incorporadas no projeto: a Pegop e a CarboPego, para a operação e manutenção da central e para o fornecimento de combustível, respetivamente.
ATIVIDADES E POLÍTICAS
A Tejo Energia é responsável pela gestão do Contrato de Aquisição de Energia com a REN (off-taker), o Contrato de Operação e Manutenção com a Pegop e do Contrato de Compra de Carvão com a CarboPego, bem como outros contratos relacionados com o projeto, assim como a gestão da relação com as instituições bancárias envolvidas, planeamento estratégico e relação com os acionistas.
A Central Térmica do Pego tem os seus sistemas de gestão ambiental e de segurança e saúde no trabalho certificados - ISO 14001:2004 (foi a primeira unidade industrial em Portugal a obter esta certificação) e OHSAS 18001:2007, respetivamente, através da Pegop. Estes sistemas fazem parte do compromisso de proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável aos trabalhadores, garantindo que todas as operações são realizadas de acordo com os mais elevados padrões de proteção ambiental e segurança para a comunidade vizinha.
A ELECGÁS
A ElecGás é a empresa detentora da Central de Ciclo Combinado do Pego, constituída para deter, construir e operar este ativo, localizado em Abrantes.
É uma joint-venture entre a Endesa Generación e a TrustEnergy, cada uma com uma quota de 50%.
A central foi construída por um consórcio liderado pela Siemens, no âmbito de um contrato turnkey EPC (Engineering, Procurement and Construction).
O projeto inclui o desenho, construção, comissionamento, operação e gestão de uma central de ciclo combinado a gás natural no Pego. A sua área está totalmente contida na Central Térmica do Pego, compartilhando alguns dos seus serviços auxiliares, tais como acessos e segurança, central de combate a incêndios, equipamento de monitorização ambiental, caldeira auxiliar, água industrial, desmineralização e tratamento de efluentes, entre outros.
O gás natural é fornecido pela Endesa e a totalidade da eletricidade gerada é vendida também à Endesa, no âmbito de um contrato de Tolling com a duração de 25 anos.
ATIVIDADES E POLÍTICAS
A ElecGás é responsável pelo contrato de Tolling com a Endesa Generación, bem como pelo contrato de Operação e Manutenção com a Pegop, entre outros relacionados com o projeto, bem como a gestão da relação com instituições bancárias, planeamento e relação com acionistas.
A central de ciclo combinado do Pego tem os seus sistemas de gestão ambiental e de segurança e saúde no trabalho certificados, através da Pegop - ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, respetivamente. Estes sistemas fazem parte do compromisso de proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável aos trabalhadores, garantindo que todas as operações são realizadas de acordo com os mais elevados padrões de proteção ambiental e segurança para a comunidade vizinha.